O que são os emuladores de terminal?


Todos nós em algum momento da vida já vimos algum filme onde tinha um hacker que invadia alguma instalação super secreta apenas digitando coisas "aleatórias" em telinha preta com letras verdes, pois bem, o que você estava vendo ali na verdade é um emulador de terminal.




E o que é um emulador de terminal?
(terminal emulator) 


Emuladores de terminal são programas que te permitem interagir direto com a shell do sistema, existe uma grande variedade desses programas,alguns são:

 xterm | rxvt | konsole | kvt | gnome-terminal | nxterm | eterm | guake


Bom, desses citados usaremos aqui o gnome-terminal, porque ele já vem como padrão na maioria das distros mais populares,Ubuntu,Linux Mint e Elementary os.


 E o que é a shell?
  
 A shell é o programa entre o usuário e o kernel(núcleo) do sistema operacional, desse modo a shell interpreta os comandos do usuário e o kernel cuida do resto.
 
Nos sistemas operacionais a shell utiliza-se de varios modos para fazer a ponte kernel usuário, uma forma  é usando uma CLI( interface de linha de comando ) ou uma GUI( interface gráfica do usuário ). sistemas como Windows e Mac OS utilizam pra quase todas as suas tarefas uma GUI (embora o Mac OS possua a possibilidade de executar muitas tarefas por uma CLI também), os sistemas Unix e Linux/GNU muitas vezes não possuem outra alternativa excerto a utilização de uma CLI.

Para notar a diferença entre uma GUI e uma CLI, observe o screenshot da mesma ferramenta de mapeamento de rede, nmap.




A Esquerda uma GUI(zenmap) e a Direita uma CLI(nmap via terminal).


Se você quer saber como usar a CLI no seu sistema Linux(só usamos Linux aqui no Turim Lab), é bem simples, a maioria das distros possui o atalho de teclado para abrir o Terminal, basta apertar Ctrl + Alt + T , caso o se termina não abra, basta procurar pelo seu sistema o Terminal.




Agora basta digitar os comandos e conhecer todo poder do seu Linux.

OBS: Se seu terminal não esta assim transparente não te preocupes, ensinaremos como você pode personaliza-lo e alguns dos comando úteis que farão o seu caminho no Linux muito mais fácil.


Responderei as dúvidas nos comentários!
Até a próxima!



3 comentários:

  1. muito bom cara! parabéns!

    ResponderExcluir
  2. A minha distro não usa o gnome-terminal como padrão, tem como eu trocar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem sim, porem não é recomendável, é bom usar o terminal padrão da sua interface gráfica, assim você evita erros por incompatibilidade, porem de você realmente quer usar o GNOME-TERMINAL é melhor você usar uma interface grafica que ele vem por padrão como o Gnome 3, Mate, Unity, Cinnamon ou Pantheon.

      Espero ter respondido, obrigado pela sua presença.

      Excluir