Olá pessoal, meu nome é Mateus e sou o novo colaborador do blog!
Começarei fazendo uma série de tutoriais sobre o Arduino, indo do nível mais básico de sua programação, ao avançado. Para acompanhar os tutoriais, não é necessário ter uma placa Arduino, já que iremos explicar o conteúdo pelo site que simula a placa e vários outros componentes.
Mas antes de tudo, o que é Arduino?
O Arduino é uma plataforma física de computação de código aberto, que tem como objetivo criar ferramentas de baixo custo, acessíveis e fácil de usar. Ele utiliza a linguagem de programação padrão, que é essencialmente C/C++.
Como o hardware é livre, existem vários tipos de Arduinos, os principais são:
Nos nossos tutoriais, pegaremos o Arduíno Uno como modelo, pois ele é uma ótima placa para quem está começando a aprender, e quer desenvolver projetos simples.
Para entender todos os componentes da placa Arduino, veja a imagem abaixo:
Os componentes que mais serão citados nos nossos tutoriais são:
- Pinos Digitais/Pinos Analógicos - São os pinos de entrada e saída da placa.
- GND - Tem a mesma funcionalidade de um fio terra.
- 5v - Fornece tensão de 5 volts para a alimentação de shields externas.
Como já foi dito anteriormente, o Arduino basicamente usa o C como linguagem de programação. As mudanças mais perceptivas da linguagem C padrão e a do Arduino são as bibliotecas e as quantidades de valores que podem ser armazenados em uma variável.
Já postamos uns tutoriais em C, e é interessante que se você ainda não tem conhecimento na linguagem, confira estas postagens:
Mas ainda tem umas funções básicas, que são específicas da linguagem do Arduíno, e algumas delas são:
- pinMode(pino,INPUT);
- pinMode(pino,OUTPUT);
- digitalRead(pino);
- digitalWrite(pino,HIGH);
- digitalWrite(pino,LOW);
- analogWrite(pino,HIGH);
- analogWrite(pino,LOW);
- delay();
Primeiramente acesse o site:
123d.circuits.ioApós de ter criado sua conta no site, clique em New Eletronic Lab
Abrirá o seu ambiente de trabalho, você poderá excluir a Breadboard que já abre como padrão no site, pois neste projeto não a utilizaremos.
Agora vá em Components e adicione o Arduino Uno R3.
Indo em Code Editor, você irá se deparar com um código que tem o mesmo funcionamento do código abaixo:
/*Este programa liga e desliga um led por segundo*/int led = 13; //utilizaremos o pino 13, pois na placa já contem um led que é ligado neste pino./*O setup está presente em todos os códigos do arduino, e ele só é execultado uma vez na hora que o programa é iniciaodo, depois disso não entrará nesta área a menos que seja apertado o botão reset da placa, ou implementado um novo código. O void é por que a função não retorna valor.*/void setup(){pinMode(led,OUTPUT); //Indicamos que o pino 13 será um pino de saida}/*O loop será o código que será executado até que o arduino seja desconectado da energia.*/void loop(){digitalWrite(led,HIGH); //Passamos para o pino 13 o valor 1 e então ele será energizado com 5 volts, e ligará o leddelay(1000); //Daremos um tempo de 1000 milisegundos, ou 1 segundodigitalWrite(led,LOW); //Passamos para o pino 13 o valor 0 e então ele deixará de receber energia, desligando o leddelay(1000); //Daremos um tempo de 1000 milisegundos, ou 1 segundo}
Quando você der um Start Simulator, notará que isto irá acontecer:
Quem realmente quiser aprofundar no assunto, pode acessar este link, onde disponibilizo o livro Beginning C for Arduino (Livro em Inglês)
Nas próximas aulas iremos estudar mais sobre arduino, iremos conhecer a IDE do arduino, e iremos fazer exercícios mais desafiadores.
0 comentários:
Postar um comentário