Olá galera, continuando nossa série de tutoriais sobre Arduino, nós iremos entender o ambiente de trabalho do Arduino e faremos alguns projetos básicos com LED.
Primeiramente, se você irá trabalhar numa placa física de Arduino, baixe o Arduino Software (IDE), clicando aqui. Se você usa Windows, é só baixar o Windows Installer. Porém se você usa o Linux (já te amamos), escolha a versão do seu sistema e veja o nosso tutorial que ensina a Como Criar Um Ícone Do Arduino No Launcher Do Linux.
Abrindo o programa, você irá se deparar com esta interface:
Os botões principais são:
Onde respectivamente tem função de:
- Compilar o algoritmo;
- Passar para a placa;
- Novo programa;
- Abrir programas existentes;
- Salvar programa;
- Abrir o monitor serial;
No nosso tutorial passado,que você pode ver aqui, criamos um programa que liga e desliga o LED da própria placa, vamos agora adicionar um LED externo e utilizar a mesma lógica.
Utilizando a mesma plataforma do tutorial anterior, acessaremos o site:
123d.circuits.io
Criaremos um New Electronics Lab, iremos em Componets, e adicionaremos uma placa Arduino Uno R3, um LED e um Resistor. Nesta parte a Breadboard não precisaria ser utilizada, porém deixamos ela para vocês começarem a se acostumar com ela.
Conectaremos o LED na Breadboard , ligaremos o fio GND (fio terra) na parte negativa da placa e iremos conectar a fileira do GND no Cathode (negativo). Dica: se clicarmos no fio dá para mudar sua cor.
Clique no resistor e altere sua resistência. Para este tutorial utilize o de 120Ω.
Conecte a resistência no Anode (positivo) do LED e conecte o pino 13 na resistência (Lembrando que poderia ser utilizado qualquer pino digital, é só mudar o código para o número do pino). Utilizando o mesmo código do tutorial passado, apertando em Start Simulation veremos o LED externo acendendo e apagando a cada um segundo, e o LED interno fazendo a mesma coisa, já que ele também é conectado ao pino 13.
Conecte a resistência no Anode (positivo) do LED e conecte o pino 13 na resistência (Lembrando que poderia ser utilizado qualquer pino digital, é só mudar o código para o número do pino). Utilizando o mesmo código do tutorial passado, apertando em Start Simulation veremos o LED externo acendendo e apagando a cada um segundo, e o LED interno fazendo a mesma coisa, já que ele também é conectado ao pino 13.
O mesmo irá acontecer com uma placa Arduino física, se você passar o mesmo código pelo programa.
Vamos agora fazer um projeto com dois LEDs e dois botões, onde quando um botão é apertado, o seu LED correspondente acende e o outro apaga. Para isso iremos utilizar dois LEDs, dois Pushbuttons e quatro Resistors de 120Ω.
Conecte o GND no negativo da Breadboard e o 5V no positivo. As conexões dos LEDs são parecidas as do exemplo anterior. optei por conectar o LED Azul na Porta 1 e o Vermelho na Porta 2.
Agora para conectar os botões nós iremos utilizar o Resistor no Terminal 11 do botão e ligar o Resistor no 5V passa passar energia. No Terminal 12 iremos conectar as portas. no botão para o Vermelho conectei a Porta 1 e o azul a Porta 0. Agora é só conectar o Terminal 21 do botão no GND.
Agora é só fazer o código, a este ponto você já consegue fazer o código sozinho, mas se estiver enfrentando problemas no seu, dê uma olhada no meu:
int botaoVermelho = 1;O resultado será este:
int botaoAzul = 0;
int LEDVermelho = 3;
int LEDAzul = 2;
void setup() {
pinMode (botaoVermelho, INPUT); //INPUT pois será colocado um valor
pinMode (botaoAzul, INPUT);
pinMode (LEDVermelho, OUTPUT); //OUTPUT pois será exibido um valor
pinMode (LEDAzul, OUTPUT);
}
void loop() {
if (digitalRead (botaoVermelho) == LOW){ //Se o botão Vermelho for precionado, ele liga o vermelho e desliga o azul
digitalWrite (LEDVermelho, HIGH);
digitalWrite (LEDAzul, LOW);
}else if (digitalRead (botaoAzul) == LOW){ //Se o botão Azul for precionado, ele liga o azul e desliga o vermelho
digitalWrite(LEDVermelho, LOW);
digitalWrite(LEDAzul, HIGH);
}
}
Se você for testar numa placa Arduino, substitua o LOW do botão por HIGH, pois no site o botão sempre é energizado, e na placa o botão só é energizado quando o botão é apertado.
Quem realmente quiser aprofundar no assunto, pode acessar este link, onde disponibilizo o livro Beginning C for Arduino (Livro em Inglês)
0 comentários:
Postar um comentário