Iremos começar um novo tutorial no Turim Lab, onde será desenvolvido alguns aplicativos para o Android.
Antes de tudo, precisamos instalar o Java. Recomendo a versão 1.8, já que o SDK do Android N exige ele.
Para instalar, se você estiver no Windows, Clique aqui, na área Java SE Runtime Environment 8u91, aceite os termos de uso, e baixe o jre-8u91-windows-i586.exe para 32bits ou o jre-8u91-windows-x64.exe para 64 bits. Após o download finalizado, execute o arquivo e instale normalmente.
Se você estiver usando o Linux, vá no terminal e digite os seguintes comandos:
sudo add-apt-repository ppa:webupd8team/java sudo apt-get update sudo apt-get install oracle-java8-installer
Agora temos que baixar o Android Studio. Para isso acesse o site do Android Studio, e faça o Download do Android Studio 2.1.
Se você estiver no Linux, após o Download será necessário você descompactar o .zip, e para iniciar o Android Studio, execute os seguintes comandos:
cd android-studio/bin/ ./studio.sh sudo apt-get install lib32z1 lib32ncurses5 lib32bz2-1.0 lib32stdc++6 (UBUNTU) sudo yum install zlib.i686 ncurses-libs.i686 bzip2-libs.i686 (FEDORA)
Pronto, agora é só Avançar todas as telas, e seu Android Studio será instalado.
Quando terminar a instalação, podemos criar um novo projeto. Vá em Start a new Android Studio project.
Em Application name dê o nome do seu Aplicativo. Em Company Domain troque o nome de example.com, pois futuramente se você desejar publicar seu aplicativo, não será permitido. E altere o local do seu Projeto se você desejar.
Escolha o minimo SDK que você deseja que seu aplicativo rode. Recomendamos deixar em API 15: Android 4.0.3 (IceCreamSandwich), já que aproximadamente 97,4% dos aparelhos usam esta versão ou superior.
Escolha a sua primeira Activity, que é uma tela que o usuário pode ver. Depois do projeto pronto poderá ser adicionado inúmeras outras, e será possível alternar entre elas.
E por fim, dê um nome a sua Activity e clique em Finish.
Após o termino de criação do seu projeto, se você estiver no Linux, pode ir em Tools e clicar na opção Create Desktop Entry para não precisar abrir o terminal todas as vezes que quiser abrir o Android Studio.
Seu ambiente está pronto, mas se você ainda quiser baixar outros SDKs para checar seu aplicativo em outras versões do Android, você deve ir em Tools-Android-SDK manager, onde você verá uma lista de SDKs já instalados e os possíveis para a instalação. Recomendamos instalar apenas o que você acha necessário para seu aplicativo, já que a maioria deles ocupam bastante espaço.
Pronto, este é o seu espaço de desenvolvimento, onde seus principais itens são o MainActivit.java onde ficara todo o seu código principal, e o AndroidmManifest.xml que é o arquivo que apresenta informações essenciais do seu aplicativo, que são necessárias para o sistema antes dele rodar o aplicativo.
Nos próximos tutoriais iremos criar um aplicativo simples de calculadora, o que será útil para descobrirmos algumas funções do Android Studio.
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