Escondendo arquivos em imagens com StegHide


Já ouviu falar de Esteganografia? não? Esteganografia é o estudo de um conjunto de técnicas que ocultam uma mensagem dentro de outra mensagem, podemos usar essas técnicas para esconder uma frase em um texto, esconder imagens,frases em videos e etc... porem hoje irei mostrar como esconder um arquivo ou arquivos em uma imagem com poucos comandos, para isso usaremos um programa chamado Steghide, verdadeiramente digno de um agente secreto.


Baixando o Steghide

o steghide está no repositório default do ubuntu, então basta usar o apt ou apt-get

sudo apt-get install steghide
 ou

sudo apt install steghide

Escolhendo a imagem e o arquivo a ser escondido

Pra não levar nenhuma suspeita eu escolhi uma imagem inocente do céu azul.  e escrevi um arquivo de texto com meus planos malignos que NINGUÉM pode saber.



OBS: a imagem tem que ser JPEG , ou seja com extensão .jpg


Escondendo o arquivo

Abra um terminal na mesma pasta da imagem e do arquivo, e então execute o seguinte comando

steghide embed -cf nuvens.jpg -ef plano_de_destruicao_global.txt
steghide nome do programa

embed argumento que diz que vamos embutir/cravar um arquivo na imagem

-cf o argumento que especifica o arquivo no qual a mensagem secreta vai ser embutida

nuvens.jpg nome do arquivo de imagem

-ef o argumento que especifica o mensagem a ser escondida

plano_de_destruicao_global.txt meu arquivo de texto com meu plano super secreto de destruição do mundo HOHOHO


O Steghide vai pedir pra colocar uma senha, coloque a senha e a repita, logo após o seu arquivo será escondido na imagem, e você pode apagar o arquivo antigo( rm plano_de_destruicao_global.txt ).



Recuperando o arquivo


Não adianta nada esconder o arquivo na imagem e depois não poder recuperar, para recuperar o arquivo basta executar esse outro comando

steghide extract -sf nuvens.jpg

steghide nome do programa
extract argumento que informa ao programa que queremos extrair informação da imagem 
-sf argumento que especifica o arquivo com a mensagem secreta
nuvens.jpg o arquivo com a mensagem secreta embutida


Digite a senha que você usou para esconder o arquivo e a mensagem secreta será extraída da imagem.



Se eu usar o comando cat para ver o que exite no meu arquivo secreto você poderá notar que o arquivo está intacto


Não achou que revelaria meus planos assim tão facilmente não é?


OBS: Talvez eu tenha escondido algo na primeira imagem desse post, só talvez...

0 comentários:

Postar um comentário