Introdução ao php - instalação do ambiente e primeiro algoritmo - Linux


Introdução

Olá galera, dando continuidade aos tutoriais em php, veremos então como instalar o ambiente php no linux. Utilizaremos aqui a pilha LAMP (Linux, Apache, MySQL, PHP), essa instalação é feito em conjunto para que possamos criar sites dinâmicos e aplicações web. Linux é o sistema operacional no qual nossas aplicações serão desenvolvidas, Apache será o nosso servidor local, MySQL  é uma base de dados onde os nossos dados serão armazenados e por último o PHP que é a linguagem responsável por interpretar e processar nosso conteúdo dinâmico.


Apache

O primeiro passo é instalar o nosso servidor web, abra um novo terminal ctrl+alt+t e digite os seguintes comandos:

 sudo apt-get update
 sudo apt-get install apache2

Para testarmos se tudo funcionou, abra um navegador e digite a seguinte url:

 http://localhost

Se sua instalação ocorreu com sucesso, você verá uma página semelhante a esta:



MySQL

Nosso segundo passo é instalar o gerenciador de banco de dados MySQL, que pode ser feito com um único comando, abra um terminal  novamente e digite o seguinte comando:

 sudo apt-get install mysql-server php5-mysql    

Durante a instalação vai ser pedido que forneça uma senha, essa senha será sua chave de acesso ao banco de dados, então não esqueça! 

Agora iremos configurar o MySQL de forma segura, digite o seguinte comando para formar a estrutura de diretório do banco de dados:

 sudo mysql_install_db    

Agora executaremos um script para remover padrões perigosos e proteger o acesso ao banco:

 sudo mysql_secure_installation    

Você será perguntando sobre trocar a senha de acesso ao MySQL, se tiver satisfeito com a senha atual digite "n", para as demais perguntas tecle enter para que os valores padrões sejam efetuados.

PHP

Agora no terceiro passo iremos instalar o PHP,  responsável por interpretar o conteúdo dinâmico de nossa página, para instalar o PHP digite o seguinte comando:

  sudo apt-get install php5 libapache2-mod-php5 php5-mcrypt  

Caso esteja utilizando o ubuntu 16, provavelmente o pacote php5 não será encontrado, isso por que o php7 é utilizado como padrão nessa versão do ubuntu, então utilize o seguinte comando para instalação do php7:

 sudo apt-get install php7.0 php7.0-fpm php7.0-mysql libapache2-mod-php7.0 -y  


Reinicie o servidor:

 sudo restart apache2 


O diretório padrão para guardar seus arquivos php está localizado em /var/www/html, então sempre que criar um arquivo php salve neste diretório. Procedendo com o tutorial, iremos testar se o php está funcionando corretamente, para isso iremos criar um arquivo chamado info.php, que chamará uma função simples do phpinfo(), que irá exibir as informações da instalação. Para isso digite o seguinte comando para que o arquivo seja criado e aberto para edita-lo com o nano:

 sudo nano /var/www/html/info.php   

Agora com o arquivo de texto aberto, digite o seguinte script e salve-o:


As tags  '< ?' e '? >' indicam sucessivamente abertura e fechadura dos comandos em php, basicamente tudo que estiver entre essas tags será interpretado pelo php. Agora abra o seu navegador e digite a seguinte url:

 localhost/info.php 

   
Se tudo ocorreu certo, você verá uma página semelhante a esta:


Finalizamos por aqui o tutorial, agora você tem um ambiente completo para desenvolver sistemas em php no linux! Até a próxima.

Baseado em: Digital Ocean

0 comentários:

Postar um comentário