Hoje iremos começar um mini-curso de PHP, mas antes disso iremos primeiro falar brevemente de algumas características da linguagem.
O PHP é uma linguagem fracamente tipada e é designada para o desenvolvimento web. Quando falamos que ela é fracamente tipada dizemos que não é necessária a indicação do tipo da variável a qual está declarando, assim como as linguagens C,C++,C#, Java e etc.
Para a "compilação" do código é necessário um interprete da linguagem implementado como um módulo no servidor web, porém iremos fazer tudo no servidor local (LocalHost). Para isso iremos utilizar o WampServer, mas que fique claro que existe vários outros programas de gerenciamento de servidor local, como o Xampp, EasyPhp entre outros.
A partir de agora iniciaremos a instalação do servidor local. Para isso entraremos no Site do WampServer e baixaremos ele.(Clique aqui)
Obs: O WampServer vem com o MySQL que é um banco de dados, então ele irá servir em um outro momento para a integração do PHP com o com o banco de dados, algo que irei ensinar em uma outra postagem.
Baixe o WampServer de acordo com a versão do seu sistema operacional. Como o meu sistema é 64 bits eu particularmente prefiro a versão 64 bits com o PHP 5.5. então irei baixar essa versão para utilização. Após clicar para baixar, irá aparecer uma tela com alguns avisos:
Clique em DOWNLOAD DIRECTLY, você será direcionado para a pagina do SourceForce onde seu download irá iniciar.
Após baixar, iremos iniciar a instalação do WampServer onde você irá executar o arquivo baixado e essa será a primeira tela:
Clique em Next.
Nessa tela irá marca "I accept the agreement" e após isso irá clicar em Next.
Aqui irá escolher a pasta de desisto a qual deseja deseja instalar o WampServer. Aconselhável deixar na pasta padrão. Após identificar onde deverá instalar clica em Next.
Nessa tela você irá marcar onde deseja criar o ícone do WampServer e após a escolha clique em Next. No meu caso eu deixei os dois marcados.
Nessa tela você irá visualizar todas as informações postadas anteriormente, case tenha algo errado você clicaria em Back e corrigiria o eventual erro. Caso esteja tudo correto apenas clique em Install e espere terminar a instalação.
Após terminar a instalação é necessário fazer algumas configurações adicionais e perto do fim da instalação é pedido que para que escolha um browser (navegador) padrão para poder abrir o LocalHost. Deixarei o explorer, porém você pode trocar para qualquer outro nesse momento ou posteriormente. Ou então abrir o navegador normalmente colocar o necessário para abrir o LocalHost normalmente, como será mostrado mais a frente.
Aqui é pedido um SMTP e um Email, essa configuração no momento não será necessária, ela só será necessária no momento em que será desenvolvido um algoritmo para o envio de email, onde será necessário utilizar o SMTP e o Email. Mas essa configuração poderá ser alterada depois.
Aqui finalizamos a instalação do WampServer. Agora iremos testa-ló para ver se realmente esta funcionando. Para isso nessa mesma tela ou caso tenha já fechado, execute o WampServer. Caso não tenha fechado apenas clique em Finish sem desmarcar a opção "Launch WampServer 2 now".
Para verificarmos se ele está funcionando basta está verde, primeiramente ele passa pela cor vermelha e laranja, isso quando esta inciando. Caso ele permaneça cor laranja, verifique se a porta 80 está sendo ocupada por algum outro programa. Por exemplo: caso esteja utilizando o Skype, ele ocupa a mesma porta do WampServer, para resolver isso você apenas sai do Skype, clica nesse ícone do WampServer com o botão esquerdo, clica em "Restart All Services", quando ele ficar verde, você poderá reabrir o Skype sem problema. Agora se o problema não for o skype verifique qual programa está ocupando a porta em (Botão Esquerdo) Ícone/Apache/Service/Teste Port 80.
Com isso poderá verificar que programa ocupa a porta e poderá resolver o problema.
Com esse Problema resolvido poderemos da continuidade. Vamos fazer mais um teste, esse é abrir o LocalHost no browser (navegador). Para isso após abrir o browser terá que digitar e executar na barra de endereço um dos seguintes comando: "LocalHost ou 127.0.0.1".
Se essa tela apareceu, isso indica que tudo segue corretamente e agora iremos fazer nosso primeiro algoritmo em PHP.
Para criar um algoritmo precisamos primeiro de um editor de texto, qualquer um serve, até o bloco de notas. Mas irei recomendar dois que são: Sublime Text 3 e o NotePad++. Para a criação desse pequeno algoritmo, estarei utilizando o Sublime Text 3.
Para inciar abra o editor a qual escolheu e digite as seguintes tags:
<?php ?>
A tag "<?php" indica que estamos abrindo a área onde será digitado o código PHP, já a tag "?>" indica onde a área do código está sendo finalizada.
Dê um ENTER entre as duas tags para que a "<?php" fique acima da "?>".
Nesse algoritmo iremos escrever uma mensagem na tela e após essa mensagem iremos fazer uma soma. Após ter colocado a tag de abertura e fechamento do código PHP, entre elas iremos digitar o seguinte comando:
echo "HELLO WORLD";
$var1 = 15;
$var2 = 10;
$var3 = var1+var2;
echo "<br>";
echo "VALOR DA SOMA: ".$var3;
O "echo" é um comando do PHP que serve apenas para printar alguma mensagem na tela do usuário.
Os "$var1", "$var2" e "$var3" como já aparenta um pouco, são variáveis, como a linguagem é fracamente tipada as variáveis não possuem uma declaração do tipo de valor a qual ela deverá armazenar.
Já o "<br>" logo após o "echo" serve apenas para quebra de linha, como se fosse o "ENTER" do teclado quando estamos digitando em um editor de texto.
Depois eu coloco: "echo "VALOR DA SOMA: ".$var3;" escrevi uma mensagem e logo após coloquei um .$var3, utilizei isso apenas para concatenar o valor da variável a mensagem que vai ser escrita.
E por fim repare que todas as linhas possuem um ";" ao fim, isso indica onde essa linha termina, o momento em que u finalizo o comando, isso é útil em muitas linguagens de programação.
Após concluir o algoritmo, deverá salva-ló na pasta "www" do WampServer, caso não tenha alterado o destino no momento da instação, o edereço de onde deverá salvar o arquivo é: "C:\wamp\www". Salve o arquivo com qualquer nome, porém a sua extensão deverá ser ".php". Por exemplo: "primeiroAlgo.php".
O algoritmo ficará desta forma:
E deverá se encontrar aqui:
Com tudo certo, só basta abrir o arquivo no LocalHost e para isso iremos abrir o LocalHost digitando da seguinte forma na barra de endereço do browser:
localhost/[NomeDoArquivo.php]
127.0.0.1/[NomeDoArquivo.php]
No meu caso ficara da seguinte forma:
localhost/primeiroAlgo.php
127.0.0.1/primeiroAlgo.php
E a tela da execução ficará da seguinte forma:
Você pode está trocando os valores das variáveis, o sinal da operação e tudo funcionará corretamente.
E é isso nessa pequena introdução. Dúvidas e comentários podem deixar aqui que sempre que possível estarei respondendo a todos.
Muito obrigado e até a próxima com a continuação desse mini-curso de PHP.
Parabéns pela iniciativa !
ResponderExcluir